Realizada Conferência de Lançamento do Plano Diretor de Itaú de Minas

08/05/18 – 19h00 – Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva

Foi realizada no último dia 08 de Maio, a Conferência de lançamento do processo de revisão do Plano Diretor de Itaú de Minas, às 19h00, na Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva. O evento contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre servidores públicos, membros dos poderes executivo e legislativo, representante de grupos da sociedade civil local, da Unidade Votorantim Cimentos, e moradores e moradoras dos diversos bairros do município. A conferência teve como objetivo principal apresentar publicamente o inicio do processo de revisão do Plano Diretor e convidar toda a população para participação. Durante o encontro foram apresentados os objetivos específicos, as etapas e o cronograma previsto para o plano de trabalho que orientará os esforços na revisão do conteúdo do Plano Diretor.

foto: Prefeito Ronilton fala sobre a importância do Plano Diretor para o município

Para inicio do evento, compuseram a mesa o prefeito Ronilton Gomes Cintra, o presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Donizetti Amorim, assim como o secretário obras e serviços urbanos, Sr. Álvaro Guiraldeli e o vice-prefeito, Sr. Otacilio Teixeira Neto. Juntou-se a eles o representante da Unidade Votorantim Cimentos de Itaú de Minas, Sr. Roberto Nunes.

Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância da oportunidade de se pensar os rumos da cidade, de forma organizada e planejada, sobretudo num contexto difícil, em que muitos municípios experimentam um cenário recessivo, com restrições orçamentarias.

ITACONF2

O vereador Donizetti Amorim parabenizou a iniciativa de revisão do Plano Diretor e lembrou que a Câmara participará ativamente do processo, que se encerra com a aprovação do plano em Lei.

Na sequência, Roberto Nunes, representante da Votorantim no evento, buscou apontar o caráter integrado dos conteúdos do Plano Diretor, versando sobre temas diferenciados. Ressaltou o protagonismo da Prefeitura Municipal de Itaú de Minas, responsável pela condução dos trabalhos.

ITACONF1

Dissolvida a mesa, a Risco arquitetura urbana, parceira técnica do processo de revisão do Plano Diretor, apresentou os procedimentos envolvidos no processo de revisão, ressaltando as características legais, jurídicas e praticas deste instrumento de planejamento, que engloba diversas iniciativas setoriais. O processo contará também diversos momentos de abertura à participação popular, através de Oficinas realizadas nos bairros e de eventos públicos. (veja aqui os slides utilizados na apresentação do Plano de Trabalho)

Após a apresentação do cronograma dos trabalhos, que contará com oficinas participativas  – a 1ª ocorrendo no dia 09/05, às 18h00, na escola Monsenhor, e as demais nos dias 22 e 23/05 – e reuniões do Conselho da cidade, foi aberto o debate entre os presentes.

Entre as considerações levantadas pelos participantes mostrou-se preocupação com o embelezamento da cidade e suas praças, adequação de serviços públicos à realidade em transformação e comprometimento com ações pela gestão que enfrentem alguns interesses ligados a ocorrências incômodas aos munícipes. Entre essas, foram indicadas a grande presença de caminhões trafegando ou estacionados dentro da cidade e o chacreamento irregular nas áreas rurais. Foram feitos ainda comentários sobre a atual realidade econômica da cidade e o atual contexto nacional e estadual de crise, aumentando a necessidade de se lançar estratégias alternativas para se viabilizar ações dependentes do orçamento público em retração. Quanto a questão ambiental, parte dos participantes externaram sua preocupação quanto ao impacto da atividade mineradora, que por um lado trás riqueza, empregos e desenvolvimento para o município, mas por outro, gera grande passivo ambiental, reduzindo a qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos, por exemplo. Nesse sentido, foi apontada a importância da participação da Votorantim, para que através do diálogo conjunto com o poder público, possibilite a ação sobre esse contexto negativo, compartilhando com o município de forma mais justa os frutos e a riqueza obtida a partir de recursos naturais da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s