Realizada 1ª reunião local de trabalho

Reunião Local nº1 – Gabinete do Prefeito

No dia 02/04 de 2018, as 9h00 da manhã, no gabinete do Prefeito de Itaú de Minas, ocorreu a primeira Reunião Local para inicio dos trabalhos de revisão do Plano Diretor do município.

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Estiveram presentes: Ronilton Gome Cintra (Prefeito), Otacílio Teixeira Netto (Vice-Prefeito), Luiz Campos Netto (Controladoria e Coordenação da revisão do Plano Diretor), Marilena Médice Ferreira Dutra (Meio Ambiente e Coordenação da revisão do Plano Diretor), Fábio Castro Alves (Engenheiro Prefeitura), José de Pádua (Engenheiro  Prefeitura), João Batista Souza (Topógrafo Prefeitura), Raul de Melo Jr. (Topógrafo Prefeitura), Angela Maria de Bueno Pereira (Engenheira Prefeitura), Flávia Rangel de Oliveira Bueno (Engenheira Prefeitura), Diego Torres da Silva (Secretário de Saúde), André Costa (RiscoAU) e Rodrigo Noé (Votorantim Cimentos).

O trabalho iniciado ainda no mês de março de 2018, tem previsão de execução nos próximos 10 meses, e será dividido nas seguintes etapas: Plano de Trabalho e Metodologia; Diagnóstico; Prognóstico; Plano de Ação e Finalização do Plano Diretor.

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A reunião foi aberta pelo Prefeito municipal, que apresentou a situação atual do município e ressaltou as mudanças ocorridas desde 2010, ano da publicação do Plano Diretor vigente. Destacou aspectos como a condição ambiental do município, a problemática da área rural onde se identifica ocorrência de parcelamentos irregulares, a situação tendencial de queda de arrecadação ocasionando a diminuição do orçamento municipal, bem como os desafios atuais para o desenvolvimento local e para o participação popular dos munícipes. Na sequencia, os coordenadores do processo de revisão do Plano Diretor, Luiz Campos e Marilena Dutra, relataram alguns aspectos da organização interna da Prefeitura, suas secretarias e departamentos, rotinas, bem como a existência de outros instrumentos de Planejamento vigentes, tais como o Plano Diretor Vigente, o Plano Integrado de Recursos Hídricos, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, entre outros.

Os membros do departamento de engenharia comentaram ainda o detalhamento de diversas legislações e situações atuais do município, dentre elas, o processo de expansão da cidade com a previsão de implantação de novos loteamento, bem como os loteamentos recentemente implantados; os pontos positivos e negativos do zoneamento e da legislação vigente do Plano Diretor; e os cadastros existentes no município.

Na sequencia foi debatida a metodologia e as etapas previstas para execução de todo o processo (clique aqui para ver a apresentação utilizada ). Finalmente discutiu-se as condições necessárias para formação do Conselho da Cidade.

 

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